terça-feira, 2 de março de 2010

Saia de cima do muro

Muitas vezes em nossas vidas, chegamos em um momento em que as situações que se apresentam em nossa vida acabam nos impelindo a decidir que caminho seguir. É importante que nos empenhemos em decidir por um dos caminhos que vislumbramos e sair  da nossa zona de conforto. Em Apocalipse 3: 14-18, vislumbramos exatamente o que Deus quer que façamos quando nos deparamos com uma situação desse tipo.

14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.

Na época em que o livro de Apocalipse foi escrito, existiam duas cidades próximas a Laodicéia, Hierápolis e Colossos. O suprimento de água de Laodicéia, vinha de uma fonte distante e para chegar até a cidade era necessário que passasse por uma serie de canos. Em conseqüência disso, quando a água chegava a cidade era morna e pouco potável. Em contraste com isso a cidade vizinha Hierápolis possui fontes termais medicinais e Colossos era abastecida por uma fronte fria vinda da montanha.

O Amém está nos dando esse recado. O que você tem feito? Jesus nos diz que conhece as nossas obras. Conhece o que eu você temos feito em nosso dia a dia. Quais são as atitudes que temos tomado diante das situações que tem aparecido na nossa frente. E ainda acrescenta dizendo que no nosso quotidiano temos provado, muitas vezes, que não somos nem frios nem quentes, assim como a água que abastecia Laodicéia.

Jesus deseja que sejamos pessoas decididas, frios ou quentes, pois isso faria com que nossa vida fosse totalmente diferente. Isso porque se fôssemos frios traríamos refrigério assim como as águas de Colossos traziam às pessoas que lá moravam ou mesmo quentes como às águas de Hierápolis, mas nunca ficar em cima do muro.

Em muitas vezes, principalmente quando estamos "bem", nossa atitude diz a Deus e as demais pessoas que não precisamos de nada, inclusive do próprio Deus.

Ele diz ainda que por mais que nós achemos que estamos "bem", que não precisamos de uma nova vida, não precisamos aceitar novos desafios, mudar as nossas vidas... por mais que ocorram conquistas na nossa vida, Deus nos diz que podemos estar vivendo na ilusão, isto é, infelizes , miseráveis, pobres, cegos e nus.

Diante de tudo isso, Deus nos dá ainda a solução para isso, de modo a remediar a situação.

•    Ele nos exorta a comprar ouro refinado, ouro purificado, livre de toda impureza para que sejamos verdadeiramente ricos, uma riqueza que foi provada pelo fogo e que nos conduz à presença de Deus e não nos repeli dela.
•    Vestiduras brancas, para cobrir todo o pecado, vestes que nos justificam e que são a prova de que mais uma vez estamos debaixo da aliança do Senhor.
•    Colírio para ungir os olhos. João faz esse paralelo pelo fato de Laodicéia ser um local onde eram produzidos remédios, dentre eles colírios. O paralelo se deve pelo fato de precisarmos do colírio de Deus em nossos olhos para que possamos enxergar o caminho que temos de perseguir, o que caminho que nos leva ao cumprimento do nosso propósito.

Pr. Gustavo Gomes

Equipe BLOG GMG
Acesse no link ganhandominhageracao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário