sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A importância de José (pai de Jesus)

Todos sabem que José foi o pai de Jesus. Mas o que a maioria não sabe, é que José nas poucas atitudes descritas por Mateus fez com que o plano da salvação pudesse ter continuidade e todos nós pudéssemos ser salvos.

Em Mateus 1:19 vemos o apóstolo dizendo que José "era justo e não queria infamar". De acordo com esse texto temos o real entendimento do que é ser justo. A palavra justo no grego é dikaios.

De acordo com a tradição judaica, Maria estava, ligada a José como uma esposa sem, contudo terem tido alguma relação sexual, ou seja, eram noivos no nosso contexto. Porém essa ligação dava direitos legais a José sobre Maria.

Assim, ao saber que Maria estava grávida, José teria o direito de romper o contrato de casamento, e reaver a quantia paga por Maria (dote). Mesmo diante disso, José decidiu que não iria expor Maria diante de todos e simplesmente pediria o divórcio. Ao fazer isso, Deus viu o seu coração, pois apesar de teoricamente ter sido traído, ainda assim tinha compaixão por Maria e isso evitou que Maria pudesse ser até apedrejada.

Depois disso, no Capítulo 1:21 de Mateus, um anjo aparece a José e explica o que ocorrera, e ainda, lhe disse o nome que deveria por no filho que Maria gestava. A época, era privilégio único e exclusivo da pai dar o nome ao bebê e nesse ato, de dar nome ao bebê, a paternidade do filho era reconhecida formalmente. Com essa atitude, José deu continuidade ao contrato de casamento com Maria e ninguém nunca suspeitou da verdade. Além disso tudo, ao reconhecer Jesus como seu filho legitimo, José fez com que ele se tornasse seu descendente e, por consequência, descendente dos patriarcas e do rei Davi, isto é, fez com que algumas profecias acerca da vinda do Messias fossem cumpridas.

Procure ter um coração justo. Deus tem grandes coisas para fazer por meio da sua vida.


Equipe BLOG GMG
Acesse no link ganhandominhageracao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário